VIVA E DEIXE VIVER

Viva

De um modo geral, conforme nossas crenças, procedemos de um modo exatamente contrário ao sugerido por este Lema. Como deixar as pessoas que amamos viver, se não conseguem fazê-lo da forma que desejamos e achamos correta? Por isso temos a sensação ter fracassado.

 VIVA E DEIXE VIVER

 O fracasso acaba sendo maior, pois quanto mais nos dedicamos a modificar o outro, mais crises criamos pela incapacidade de mudá-los e, automaticamente, perdemos todo o tempo que teríamos para cuidar da nossa própria vida.

Preocupados em dirigir ou modificar a vida do outro, esquecemos do mais importante: nossa própria vida e recuperação. Não deixamos viver e também não vivemos! Esquecemos que todas as pessoas têm o direito de decidir que caminhos dar à sua vida e que por mais que queiramos, não conseguiremos modificar o seu modo de viver.

Este lema nos sugere um novo modo de amar, reconhecendo em nós mesmos e nos outros a responsabilidade de fazer escolhas, enfrentar desafios, crescer e ser livres. Aprendemos a importância de amar a nós mesmos, trabalhar na nossa autoestima, nos fortalecer e, em decorrência de nosso crescimento, nos capacitar a amar os outros, sem a expectativa de que suas vidas sejam exatamente como achamos que devam ser.

Viva e deixe viver é o Lema que nos devolver a responsabilidade e a alegria de ser quem somos, só por hoje, enquanto nos ensina que a principal característica do amor é o respeito a nós mesmos e aos outros.