Recuperação com Responsabilidade

Recuperação com Responsabilidade

Depois de algum tempo freqüentando as reuniões de Nar-Anon aprendi que a recuperação do meu filho dependia unicamente da sua disposição de procurar ajuda e cuidar dele próprio. Por outro lado, constatei que é uma programação de esperança, sugerido que eu conduza a minha recuperação com responsabilidade e ação, num ciclo de três As.

O primeiro A – Atenção – propõe me conscientizar para não tentar resolver todos os meus problemas antes de conhecê-los, separando a negação da realidade, eliminando fantasias, buscando autoestima e progresso ao invés de perfeição, indo com calma e compartilhando muito nas reuniões.

Uma vez que eu saiba claramente separar os problemas que são meus daqueles que são dos outros, devo trabalhar o segundo A – Aceitação – aceitar as coisas que não posso modificar. Mesmo os problemas que me parecem impossíveis de resolver podem ser conduzidos bem se eu mantiver a mente aberta e me apoiar num Poder Superior.

Quando chego ao terceiro A – Ação – devo estar preparado para modificar as coisas que posso. E elas se referem a fazer meu próprio minucioso e destemido inventário, me desligar com amor de situações que são da responsabilidade de outros, parar de facilitar, fazer escolhas, cuidar de mim, reparar minhas falhas, viver e deixar viver, focalizando minha recuperação em mim mesmo.

Ter responsabilidade com minha própria recuperação é hoje a fórmula de me conhecer melhor, aumentar minha autoestima, buscando um modo de vida novo, de muito mais serenidade, como me propõe o Nar-Anon. Que comece por mim a busca de uma mais saudável, com a ajuda do meu Poder Superior.